18 DE SETEMBRO | |

Rio Branco, AC

Giro Acreano no Facebook Giro Acreano no Twitter Giro Acreano no Google Plus Fale conosco
Publicado em 25/11/2016 - 22:07

Abertura do Campeonato Acreano 2017 terá duelo Atlético-AC x Humaitá

Regulamento do estadual e primeira rodada são definidos em reunião na sede da FFAC, na tarde desta sexta-feira (25). Regulamento tem alterações em dois pontos

Com a presença de representantes de seis (Atlético-AC, Galvez, Humaitá, Plácido de Castro, Rio Branco-AC e Vasco-AC) dos oitos clubes da elite do futebol estadual, foi definido na tarde desta sexta-feira (25), em reunião na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), o regulamento e a tabela da rodada inicial do Campeonato Acreano 2017. O estadual começa no dia 19 de fevereiro (domingo), e terá como partida de abertura o duelo de campeões entre Atlético-AC, atual campeão da primeira divisão, e Humaitá, campeão da segunda divisão.

Os jogos da competição serão realizados às quintas e aos domingos. As rodadas das quintas-feiras terão a partida preliminar às 18h e o segundo jogo a partir das 20h. Aos domingos, o primeiro jogo inicia a partir das 15h45 e o segundo às 17h45.

O regulamento do estadual da próxima temporada mantém a disputa em dois turnos. No primeiro, as oito equipes jogam entre si, em sistema de pontos corridos, e a que somar mais pontos será declarada campeã e terá vaga garantida na decisão. O campeão do primeiro turno será o representante do Acre no Brasileiro da Série D 2018. O sétimo e o oitavo colocados na classificação serão eliminados, com o último sendo rebaixado para a segunda divisão.

No segundo turno, as seis melhores classificadas na primeira metade da competição voltam a se enfrentar. As equipes terão as pontuações zeradas e jogam novamente em sistema de pontos corridos. Quem somar mais pontos será declarado campeão do returno e vai à decisão do estadual. Se o campeão do primeiro turno for o mesmo do segundo será proclamado campeão acreano de 2017.

O campeão estadual representará o Acre na Copa Verde 2018, Copa do Brasil 2018 e Série D da temporada seguinte. De acordo com o regulamento, caso o estado tenha direito a duas vagas na Copa do Brasil 2018, a segunda vaga será do vice-campeão estadual 2017.

Conforme opção dos dirigentes dos clubes participantes da reunião, a primeira rodada do estadual foi definida baseada em critérios técnicos. Os locais das partidas serão confirmados posteriormente pela FFAC. Confira os confrontos:

1ª rodada Acreano 2017 – 19 de fevereiro
15h45 –
Atlético-AC x Humaitá
17h45 – Rio Branco-AC x Andirá

Complemento da 1ª rodada – 23 de fevereiro
18h –
Galvez x Plácido de Castro
20h – Vasco-AC x Alto Acre

NOVIDADES NO REGULAMENTO

Se no formato de disputa o estadual 2017 não tem alterações, o regulamento tem novidades para a próxima temporada. Nos critérios de desempates do primeiro e segundo turno, foi incluído o critério fair play. O pedido foi feito pelo Galvez e aceito pelos dirigentes, com exceção do Vasco-AC, que foi voto vencido. Ou seja, se nos seis critérios anteriores as equipes ficarem empatadas, o número de cartões vermelhos e o número de cartões amarelos podem definir o campeão de cada turno. Se ainda assim persistir o empate, há possibilidade de sorteio.

Critérios de desempates (1º e 2º turno)

A – Conquistado o maior número de vitórias;
B – Obtido o maior saldo de gols;
C – Marcado o maior número de gols contra o mandante da partida;
D – Marcado o maior número de gols;
E – Tiver sofrido o menor número de gols;
F – Vencido no confronto direto;
G – Fair Play (menor números de cartões recebidos – 1º vermelhos/2º amarelos);
H – Sorteio

Nos critérios de desempate para as finais, a decisão por pênaltis, que em 2016 não esteve presente no regulamento, foi inserida para definir o título, em caso de igualdade dos finalistas nos critérios de desempates.

Critérios de desempates (decisão)

A – Conquistado o maior número de vitórias;
B – Obtido o maior saldo de gols;
C – Marcado o maior número de gols contra o mandante da partida;
D – Marcado o maior número de gols;
E – Tiver sofrido o menor número de gols;
F – Vencido no confronto direto;
G – Decisão por pênaltis de acordo com a regra oficial

– Foi fechada essa parte da primeira rodada, o departamento (de competições da FFAC) vai desenvolver o restante da tabela e será repassada aos clubes posteriormente. O regulamento é o mesmo, houve apenas alguns ajustes no que diz respeito aos critérios de desempate. Resolvemos fazer dois critérios em artigos diferentes para não crias dúvidas sobre interpretação. Foi colocado na mesa, todo mundo leu, discutiu. Não deixa de ser um adendo a mais (o fair play) porque é mais um critério. Entendo que é importante. Não temos que ficar preocupados com isso. Tudo que vier para melhorar estamos aqui para acatar. Quem decide são os clubes, a federação apenas organiza – disse o presidente da FFAC, Antônio Aquino Lopes.

CALENDÁRIO 2017

No encontro desta sexta, a FFAC divulgou o calendário de todas as competições da próxima temporada, tanto no cenário estadual quanto nacional. A única que ainda não tem data definida é a Copa do Brasil de Futebol Feminino. Confira na imagem abaixo:

Calendário do futebol acreano na temporada 2017 (Foto: Duaine Rodrigues)

Globo Esporte Acre


Veja também

Deixe seu comentário