21 DE ABRIL | |

Rio Branco, AC

Giro Acreano no Facebook Giro Acreano no Twitter Giro Acreano no Google Plus Fale conosco
Publicado em 01/02/2017 - 17:09

Jenilson pede volta da energia e saúde itinerante para famílias afetadas por enchentes em Tarauacá

“Após as enchentes surgem várias doenças, a exemplo da leptospirose, entre outras, e esta ação de saúde visa combater isso”, destaca o Deputado Estadual.

Da Redação,
Giro Acreano

À esquerda, Deputado Estadual Jenilson Leite (PCdoB); à direita, Secretário Estadual de Saúde do Acre, Gemil Júnior

O Deputado Estadual Jenilson Leite (PCdoB) conversou nesta terça-feira, 01, com o Secretário Estadual de Saúde, Gemil Júnior. O parlamentar solicitou do gestor o envio de uma equipe de saúde para a realização de uma ação de saúde itinerante no município de Tarauacá, após a alagação.

Desde domingo último (29/01), a população de Tarauacá sofre com a cheia do rio que leva o nome da cidade. O nível das águas atingiu 10,40 metros, tendo ultrapassado a corta de transbordamento em mais de um metro. Segundo dados da defesa civil do município a alagação afetou cinco bairros, 39 ruas e mais de 15 mil moradores. Sendo que 120 pessoas estão desabrigas.

Devido a enchente, a Eletrobras teve que desligar a energia dos bairros afetados, deixando 1.943 moradias sem iluminação. Sensível com a situação que passa os moradores de Tarauacá, Gemil Júnior informou ao deputado que seu pedido será atendido. Sendo que a equipe de saúde viajará para Tarauacá nesta quinta-feira, 02. E realizará o atendimento à população durante dois dias.

Jenilson destaca que, após as enchentes são acarretadas inúmeras doenças, que devem ser tratadas com urgência, para impedir sequelas. “Após as enchentes surgem várias doenças, a exemplo da leptospirose , entre outras, e esta ação de saúde visa combater isso”.

Deputado Jenilson se reune com Diretor-Presidente da Eletrobras distribuição Acre Ricardo Xavier

No período da tarde, Leite foi ao escritório da Eletrobras, em Rio Branco, a pedido das pessoas que estão sem energia em Tarauacá, intermediar junto a empresa a religação da energia nos bairros afetados. O Diretor-Presidente da distribuidora de energia Eletrobras no estado, Ricardo Xavier, comunicou ao Deputado que um técnico da empresa está monitorando junto a defesa civil da cidade nas áreas afetadas. E que onde houver possibilidade de religar a energia será feito. Mas antes é feito um diagnóstico, pois a segurança dos consumidores é algo fundamental para a empresa.

Na volta dos trabalhos legislativos, Leite se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Ney Amorim (PT) e propôs ao colega a realização de uma ação solidária para auxiliar os municípios afetados pelas enchentes.

* Com informações da Assessoria.

 


Veja também

Deixe seu comentário