23 DE AGOSTO | |

Rio Branco, AC

Giro Acreano no Facebook Giro Acreano no Twitter Giro Acreano no Google Plus Fale conosco
Publicado em 12/07/2017 - 22:49

Deputado Dr. Jenilson prestigia Terceira Edição do Festival Internacional Huni Kuin do Caucho

Uma grande estrutura foi montada para receber os turistas e uma programação vasta e diversificada da cultura Kaxinawá embelezam o evento.

Da Redação,
Portal Giro Acreano

Deputado Estadual Dr. Jenilson Leite. Foto: Jardy Lopes

O Deputado Estadual Jenilson Leite (PCdoB) mais uma vez prestigiou o Festival Internacional Huni Kuin do Caucho. A festividade já virou tradição no tocante ao calendário turístico do Acre, e é realizado pelos indígenas da etnia Kaxinawá residentes no Igarapé Caucho, no Município de Tarauacá. A cidade fica localizada a 440 km de capital do Estado.

A terceira edição do Festival Internacional Huni Kuin do Caucho teve início na segunda-feira (10), e acontece até o próximo sábado (15). Dezenas de pessoas de várias partes do Brasil e do exterior vieram prestigiar um dos eventos cultural mais bem organizados do Acre.

No evento, os convidados têm a oportunidade de conhecer a cultura centenária dos povos Huni Kuin (que na tradução para o idioma português significa povo verdadeiro). Além disso, os presentes bebem o chá ayahuasca, recebem aplicação da vacina do sapo, também conhecem outras medicinas tradicionais que os pajés realizam para a cura espiritual das pessoas.

O Deputado que é um dos porta-voz do festival, estava acompanhados dos Vereadores Carlos Tadeu, Presidente da Câmara de Vereadores de Tarauacá, e Lauro Benigno. A festividade foi idealizada pelo cacique Nasso Kaxinawá, primeiro indígena eleito Vereador do Município, ele está no exercício do segundo mandato no parlamento.

Foto: Jardy Lopes

Os visitantes pegam um barco do porto de Tarauacá até a aldeia. A viagem dura em média uma hora. Eles foram recepcionados ao som de cantos e danças com todos os indígenas de mãos dadas. Uma grande estrutura foi montada para receber os turistas e uma programação vasta e diversificada da cultura Kaxinawá embelezam o evento.

Na primeira noite, os visitantes e indígenas entraram em transe e dançaram até o amanhecer visando fazendo uma limpeza espiritual. Crianças, adolescentes, adultos e idosos da aldeia tem o costume de tomar o chá em grande quantidade, diferente dos visitantes de fora, que geralmente tomam um copo com três a quatro dedos de medida.

Na fala de abertura, Jenilson ressaltou que o fortalecimento da cultura indígena dos Huni Kuin é de suma importância para o planeta. “É daqui que tiramos os ensinamentos para uma vida melhor, mais simples e os nossos irmãos Huni Kuin tem muito a nos ensinar. A valorização desse tipo de evento fortalece a cadeira turismo e traz investimentos para uma região que carece de mais apoio do poder público”, disse o deputado, ressaltando que autoridades do governo do Estado devem participar do Festival no decorrer na semana.

Foto: Jardy Lopes

O Cacique Nasso Kaxinawá, que também é Vereador pelo Município de Tarauacá, disse que o Festival serve para valorizar não só a cultura, mas os laços com os demais irmãos do mundo inteiro. “Acreditamos que a difusão de nossos conhecimentos, de nossa cura, o mundo pode se tornar melhor, sem guerra, com paz e prosperidade. Esse é o momento ideal para refletirmos, expandirmos o pensamento no sentido da positividade. Eu quero ressaltar que todos os irmãos são bem vindos em nossa festa. Esse encontro é para todos nós”, diz o líder indígena.


Veja também

Deixe seu comentário