17 DE SETEMBRO | |

Rio Branco, AC

Giro Acreano no Facebook Giro Acreano no Twitter Giro Acreano no Google Plus Fale conosco
Publicado em 03/06/2017 - 09:00

Aleac realiza Audiência Pública em Vila Campinas para debater a violência

A Audiência é fruto do requerimento do Deputado Estadual Jenilson Leite (PCdoB), Presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa.

Da Redação,
Giro Acreano

A Audiência Pública é fruto de um requerimento do Deputado Estadual Jenilson Leite. Foto: Jardy Lopes

A Comissão de Segurança Pública e Combate à Violência e ao Narcotráfico da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) realizou, em Vila Campinas- distrito de Plácido de Castro, uma audiência pública para debater sobre o índice de violência na comunidade e as soluções para o problema. O evento foi realizado nesta sexta-feira (02) na escola Luiz Gonzaga.

A Audiência é fruto do requerimento do Deputado Estadual Jenilson Leite (PCdoB), Presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa. A solicitação do parlamentar recebeu o aval da Mesa Diretora, bem como dos demais colegas de parlamento que entendem que é a necessário aproximar a sociedade do legislativo e de combater a violência no Estado. O Deputado protocolou o pedido atendendo uma solicitação dos moradores de Vila Campinas, que pediram a intervenção do Poder Legislativo nessa demanda.

Além do autor do requerimento, participaram da audiência o secretário de segurança pública do Acre, Emylson Farias, o Comandante da Polícia Militar, Cel. Júlio Cesar, o Prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Sousa, presidente da Câmara de vereadores de Plácido de Castro, Paulo Acácio, o comandante do corpo de bombeiros, Cel. Roney Cunha, e os Deputados Estaduais: Lourival Marques (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB).

As pessoas da comunidade que estiveram presentes, apresentaram as autoridades denúncias referentes a crescente onda de violência dos últimos dois anos. Além disso, fizeram sugestões de como solucionar o problema. Os reclames da sociedade foram ouvidos e acatados pelos representantes do povo.

Como resposta as solicitações da comunidade,o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, garantiu a população que serão tomadas as medidas necessárias para combater a criminalidade. ” Vamos reformar o posto da militar e polícia civil, além disso, vamos contratar dois servidores nas próximas duas semanas para fazerem os registos de ocorrências de domingo a domingo. Nosso compromisso também é de mandar uma moto para melhorar a ronda policial. Quanto ao Furepol vamos resolver”.

O Secretário garantiu também, que mandará uma equipe especializada no combate ao crime de drogas e mais armamento para os policiais de Vila Campinas. Farias enfatizou ainda o trabalho do presidente da Comissão de segurança pela forma que conduziu os trabalhos. “Quero agradecer o deputado Jenilson por está à frente dessa audiência e como tem conduzindo de forma Cortez e séria”, disse.

Ainda na sua fala, Farias ressaltou que será destinado uma viatura do Corpo de Bombeiro para o distrito, bem como será ministrado o curso de primeiros socorros para o combate ao fogo.

Deputado Jenilson ressaltou a importância de se debater melhorias na área de segurança nas mais diversas localidades do Estado. Foto: Jardy Lopes

Jenilson Leite, presidente da Comissão de Segurança Pública e autor do requerimento, agradeceu a presença das pessoas e das autoridades. Destacou também o nome do presidente da ALEAC, Ney Amorim, pelo apoio que vem dando para que as comissões se desloquem ao interior do Acre. “O poder Legislativo se sente honrado neste dia, em poder contribuir com essa comunidade. Este debate que estamos fazendo aqui é de extrema importância, sendo que a segurança é algo primordial para o bem-estar de uma sociedade. E à Casa do Povo jamais pode estar fora dessa luta, por isso, afirmo que podem contar sempre com o poder legislativo. Além disso, quero agradecer as pessoas que vieram prestigiar esta audiência, as autoridades e o presidente Ney Amorim, porque ele tem contribuído bastante para que as comissões se desloquem para o interior do Estado, desta forma, podemos ouvirmos a sociedade e buscar uma solução”.

O Coronel Júlio César, comandante da PM, destacou o papel da Comissão para sanar esses problemas de violência.
“A Comissão de Segurança da Aleac tem sido atuante junto a comunidade e deixo aqui meus parabéns a cada componente. Também aos representantes da Segurança do Estado e autoridades. Estamos à disposição para ouvir a população e traçar planos que resolvam os problemas enfrentados.

O que disseram

“Que essa audiência gere um bom debate, com resultados que de fato irão contribuir para a segurança local. Nosso papel é discutir os problemas com a comunidade e fazermos essa ponte entre a população e autoridades competentes. Agradeço ao deputado Ney Amorim, que preside a Aleac e sempre nos oferece todo suporte necessário para as audiências. Combater o tráfico de drogas e consequentemente, O crime organizado, é uma tarefa de responsabilidade de cada um de nós”, ressaltou o Lourival Marques.

“É uma satisfação ver tanta gente presente nessa audiência, pois sinto que de fato as reivindicações dessas pessoas são verdadeiras e precisam ser atendidas. O crescimento de Vila Campinas é notório, e com ele também surgiram conflitos que precisamos combater, em especial aqueles relacionados às drogas, pois são a porta que se abre para que se inicie um processo de crimes. O Poder Público precisa agir e por isso estamos aqui hoje, para ouvi-los e dar um encaminhamento resolutivo a esses problemas”, destacou Eliane Sinhasique.

Os Deputados Estaduais que fazem parte da Comissão de Segurança Pública apresentarão um relatório da audiência no Poder Legislativo e farão os encaminhamentos necessários para que sejam feitos investimentos na segurança local.


Veja também

Deixe seu comentário